Trabalho academico
A competição acirrada no mercado pressiona as firmas a buscarem mecanismos que as diferenciem e proporcionem vantagem competitiva. Um dos resultados dessa busca é a adoção da associação de firmas como modelo organizacional: o cluster. cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas. A idéia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmica, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo, empresas que formam um cluster, e sociedade.
São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infra-estrutura e desenvolvimento social.
Pode ser dado como exemplo de Cluster o Porto Digital de Recife, um parque tecnológico de 149 hectares. Fundado em julho de 2000, o APL fortaleceu as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “O polo é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas, boa parte delas criadas por jovens empreendedores vindos da academia”. Hoje, o Porto Digital emprega 6,5 mil pessoas e engloba também a economia criativa, o que levou o polo a firmar parcerias com o governo local em projetos de urbanização que revitalizaram o centro da capital.
O Porto Digital é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda.
O marco zero dessa nova economia é o