Enfermagem
reSENHA
TRABALHO APRESENTADO À PROFª. LUZIÊT FONTENELE, MINISTRANTE DA DISCIPLINA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL, PARA FINS DE AVALIAÇÃO.
JEQUIÉ (BA) – SETEMBRO
2013
RESENHA
Resenha consiste num trabalho acadêmico crítico, exigente e criativo de apresentação e apreciação do conteúdo, estilo e forma de apresentação de uma obra (textos, artigos, livros acadêmicos ou literários, filmes etc), indo muito além de apenas sintetizá-la, mas acrescentar a esta síntese, uma avaliação crítica.
A princípio, a resenha apresenta-se como um tipo de resumo (síntese), porém mais abrangente, pois permite comentários e opiniões e inclui julgamento de valor. Por isso, na resenha deve resumir (sintetizar) as idéias da obra, avaliar as informações nelas contidas e a forma como foram expressas e justificar a avaliação realizada (SILVA, 2003, p. 94).
Ao elaborar uma resenha é necessário ter um profundo conhecimento a respeito do conteúdo da fonte que está sendo criticada, para poder adotar uma posição crítica em relação a tal fonte, comparando-a com as idéias de outros autores, avaliando-as segundo o estágio de desenvolvimento em que se encontra e também segundo suas convicções. Caso não tenha tal conhecimento, aconselha-se buscá-lo, pois um julgamento superficial transforma o trabalho do crítico em apreciação sem fundamento (PARRA FILHO; SANTOS, 200l, p. l56).
E por fim, o resenhista deve dar uma idéia completa do conteúdo da obra, inclusive do seu aspecto formal, quanto à apresentação de títulos e subtítulos, se para cada título existe uma introdução e uma conclusão ou se há apenas uma introdução e uma conclusão geral para toda obra (PARRA FILHO; SANTOS, 2001, p. 157).
Devem-se observar os seguintes pontos básicos:
1) Em relação ao autor: