Gestão e ciencias sociais e artes
Índice 2
Introdução 3
Capítulo 1 – Etiologia da Osteoporose 4
Capítulo 2 - Fisiopatologia da Osteoporose 6
Capítulo 3 - Factores de risco da Osteoporose 7
Capítulo 4 - Manifestações clínicas da Osteoporose 9
Capítulo 5 – Diagnóstico da Osteoporose 10
Capítulo 6 - Prevenção e Tratamento da Osteoporose 11
Capitulo 7 - Importância do Cálcio na Osteoporose 13
Capitulo 8 - Sugestões para tornar a ingesta rica em cálcio 14
Conclusão 18
Bibliografia 18
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Nutrição e Dietética do 2ºano de Licenciatura em Gerontologia, na Escola Superior de Saúde de Bragança.
Tem como objectivo primordial abordar a importância do cálcio na osteoporose, sendo desta forma estruturado em oito capítulos:
▪ Etiologia da Osteoporose; ▪ Fisiopatologia da Osteoporose; ▪ Factores de risco da Osteoporose; ▪ Manifestações clínicas da Osteoporose; ▪ Diagnóstico da Osteoporose; ▪ Prevenção e tratamento da Osteoporose; ▪ Importância do cálcio na Osteoporose; ▪ Sugestões para uma ingesta rica em cálcio.
Pretendemos assim abordar este tema de forma sucinta e elucidativa no sentido de adquirir conhecimentos ditos de essenciais para a prática gerontológica.
Capítulo 1 – Etiologia da Osteoporose
Praticamente, todas as pessoas começam a sofrer desmineralização óssea por volta dos 55 anos de idade.
Embora as razões sejam pouco claras, isto parece ser fisiologicamente normal.
A osteoporose pode ser de origem idiopática, ou seja, de etiologia desconhecida, ou secundária a alguns distúrbios conhecidos.
Existem quatro tipos de osteoporose de causa desconhecida: 1.osteoporose juvenil, 2. osteoporose pré-senil, 3. ostoeporose pós-menopáusica, 4. osteoporose senil, que dependem da idade e do sexo do paciente.
A osteoporose secundária é geralmente influenciada por distúrbios endócrinos, gastrointestinais e renais. No entanto, é de salientar que a maioria das