Arte e mediação cultural na aula de geometria
DISCIPLINA: DESENHO DE OBSERVAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: MS. MARINA INOE FERREIRA DA SILVA
Aluna: Daisy Russo de Brito
R.A.: 06869
Email: daisyrusso@ig.com.br
Arte e mediação cultural na aula de geometria
O ensino de artes vem se modificando a cada dia, no começo o conceito era ensinado através de cópias e geometria voltada à indústria, nessa dissertação da Terezinha Candido, vemos que arte e geometria podem ser trabalhadas mutuamente em questões educacionais de ensino e aprendizagem.
Em relação à arte atrelada à geometria, vê-se que há muito tempo já se vem trabalhando juntos, Pitágoras no sec. VI aC., pesquisava quanto a utilização da matemática na arte, vários artistas expressaram sua obras com muitas formas geométrica, como em obras de Leonardo da Vinci e outros.
Nessas obras são utilizadas várias formas geométricas como: Poliedros semirregulares ou sólidos, convexos e côncavos, vértices, o cilindro, a esfera, cone, cubos e outros, são usadas as cores primárias e vibrantes.
Percebe-se que com o passar do tempo pouco a pouco o ensino da geometria foi perdendo interesse, não que não fosse importante, mas, penso que com esse novo método de aprovação automática no ensino fundamental, o ensino teve grande dificuldade na alfabetização, oque leva o profº., a um trabalho de alfabetização nos anos seguintes (3º,4ºe 5º anos), o que atrapalha o planejamento, como o trabalho do profº é polivalente, ficaria mais fácil se o profº de artes entrasse com esse auxilio na matemática.
Como sabemos o processo ensino/aprendizagem entra como mediador para o futuro pessoal, social e profissional do aluno, dando a ele a oportunidade de conhecimento e escolhas, um artista, um engenheiro, um arquiteto, um pedreiro, entre outros, precisarão saber essas informações ligadas a matemática, que se ligando a arte se torna mais interessante e despertando o lado criativo do educando.
Nesse processo, o educador entra como