Relatório de TCC
O USO DE TECNOLOGIAS ALIADOS A
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
MINIMIZANDO DIFICULDADES NO
APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NAS
ESCOLAS PÚBLICAS
Orientador: DsC. Vicente Eudes Veras da Silva
Rio de Janeiro
2014
1 INTRODUÇÃO
Com este caderno pedagógico, pretende-se contribuir para que professores de
Matemática da rede estadual da Bahia utilizem as novas tecnologias na mediação do ensino de geometria plana, possibilitando aos estudantes, através do programa Geogebra, visualizar, explorar, fazer conjecturas e refletir, sobre suas propriedades e conceitos.
A aprendizagem matemática sempre foi motivo de muita discussão, pelas próprias características da disciplina, que compreende o raciocínio lógico, resolução de problemas, demonstração de resultados e as questões culturais, etc. Dessa forma, exigindo do estudante uma dedicação maior para a aprendizagem.
Por outro lado, é uma prática comum, o professor fazer a exposição dos conteúdos no quadro, explicar o assunto, dar alguns exemplos e propor alguns exercícios para o educando.
Uma característica da cultura tradicional.
Diante do exposto faz-se necessária uma reflexão sobre como trabalhar a matemática numa perspectiva inclusiva. Para tanto, devemos trilhar por uma vertente da Educação
Matemática, que surgiu na década de 70: a Etnomatemática, cuja proposta vai na direção de valorizar os aspectos culturais e socioeconômicos dos indivíduos, e as formas populares de matematizar. O ponto de partida para essa valorização é o currículo escolar, que deve prever conexões entre a matemática acadêmica e a matemática popular.
Ademais com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a internet, como instrumentos pedagógicos para a preparação e dinamização das aulas de matemática, aumenta a possibilidade de minimizar as dificuldades no aprendizado e compreensão dos conteúdos matemáticos.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente projeto intitulado “O uso de