Questões - Citologia
A tabela abaixo mostra a presença ou ausência de algumas dessas estruturas.
Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que:
a) tanto os vegetais quanto as bactérias são autótrofos devido à presença da parede celular.
b) o citoplasma de todas as células são iguais.
c) as bactérias não possuem cromossomos por não possuírem núcleo.
d) a célula animal diverge da célula vegetal quanto a ausência de parede celular e cloroplastos. e) todos os plastos estão envolvidos na fotossíntese.
2. (PUCCAMP/2012) Na célula eucariótica, os aminoácidos são usados para s síntese proteica, principalmente, a) no retículo endoplasmático rugoso.
b) nas membranas plasmáticas.
c) no interior do núcleo, junto aos nucléolos.
d) no complexo golgiense.
e) nas matrizes celular e mitocondrial.
3. (UEPGPR-2012) Com relação às células, assinale o que for correto.
01) A célula da bactéria é mais simples do que a célula dos eucariotos. A célula procariota é caracterizada pela ausência de uma membrana envolvendo o seu material genético, não havendo então a presença de um núcleo individualizado.
02) A energia celular é proveniente das mitocôndrias, organelas responsáveis pela digestão de partículas no interior das células.
04) Os lisossomos são pequenos vacúolos que têm por função armazenar substâncias tóxicas às células e excretá-las ao meio extracelular.
08) Os centríolos são organelas localizadas próximo ao centro das células, proporcionando a nutrição necessária ao funcionamento celular.
16) O retículo endoplasmático é chamado de rugoso quando está associado aos ribossomos, tendo como função a síntese de proteínas. Já o retículo endoplasmático liso é aquele livre dos ribossomos.
4. (UEL-PR, 2011) Na tabela, a seguir, estão assinaladas a presença (+) ou a ausência (-) de alguns componentes encontrados em quatro