Trabalho de Econômica
A Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. E Também é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX.E com isso ocorreu altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto(pib) de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
No dia 24 de outubro de 1929 considerado o início da crise; quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro .
A Grande Depressão, como passou a ser chamada, estendeu-se porém por muitos anos e foi a principal responsável - com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha em 1933 -, pela eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-45). Foi em tal cenário desesperador que emergiu a teoria keynesiana. Nascido em Londres em 1883, John Maynard Keynes era um eminente economista inglês que elaborou uma sofisticada fórmula para salvar o capitalismo da depressão em que se encontrava.
Para Keynes, e seus sucessores, a dinâmica econômica de mercado pode apresentar diversas e até distantes situações de equilíbrio que não a de pleno emprego, sendo este apenas um caso especial, se bem que possível. Os Keynesianos entendiam que a crise poderia ter causas não monetárias, tais como as flutuações nos níveis de consumo que afetam diretamente a demanda agregada.
Crise do Petróleo de 1973
O choque mundial do petróleo de 1973 começou de fato em 17 de outubro de 1973, quando os membros árabes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em meio a Guerra do Yom Kippur, anunciou que deixaria de enviar petróleo aos países que tinham apoiado Israel em seu conflito com o