Trabalho conjuntura econômica
Universidade Salvador
Adriano Luiz Gomes de Campos
ATIVIDADE VIRTUAL– CONJ. ECONÔMICA
Questões de 1 a 3
Salvador- BA
Outubro/2013
Adriano Luiz G. de Campos
QUESTÕES 1 A 3 ATIVIDADE VIRTUAL
Conjuntura econômica, fluxo circular da renda
Lei da oferta e procura.
ORIENTADOR: Jorge Luiz Tosta Santos
Salvador- BA
Outubro/2013
Questões de 1 a 3:
1. Podemos ver claramente no primeiro parágrafo, a lei de oferta e demanda. A grande necessidade de novos engenheiros petrolíferos, proximidade da aposentadoria dos que já estão inseridos no mercado de trabalho e baixo número de profissionais formados, tornam o engenheiro petrolífero um profissional caro e cobiçado. Consequentemente, os resultados de um profissional tão caro recai sobre o nosso bolso. O preço final se eleva, e como produtos derivados do petróleo também são utilizados em reformas públicas, impostos como IPVA também aumentam.
2. Como foi citado na questão anterior, a alta procura por profissionais nessa área e a baixa oferta, leva a valorização do profissional. Isso também leva a inflação, aumento de impostos, produto final mais caro para o consumidor e consequentemente, o aumento dos juros para controlar a inflação. A lei da oferta e procura é clara, quanto maior a oferta e menor a procura, mais desvalorizado é o produto/profissional. No caso dos engenheiros petroleiros o processo é o inverso, pouca oferta e uma demanda crescente de mais de 80.000 engenheiros por ano e que a cada ano só faz aumentar, e a oferta de aproximadamente 40.000 engenheiros petroleiros formados por ano, levando a valorização do profissional.
3. Através da incubadora de negócios, o estudante da UNIFACS é capacitado para se tornar um empreendedor e tem todo um aparato tecnológico de laboratórios, tecnologias, profissionais, rede de relacionamento, entre