Art Principais Teorias Da Administração
Ford (1863-1947) foi o fundador de uma empresa de automóveis que revolucionou a indústria automobilística com sua técnica de administrar baseada nas teorias de Taylor, Henry criou a sua forma de administrar com 3 princípios básicos: Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: “O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde”.
Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção. (CHIAVENATO, 2000)
Ford inovou com a produção em massa em um curto período de tempo, estabeleceu o salário mínimo e a carga horaria de 8 horas por dia.
Teoria das Relações Humanas Mayo
Considerado o pai do movimento das ralações humanas, Georges Elton
Mayo (1880-1949) foi um sociólogo australiano que contrariou a teoria cientifica de Taylor e clássica de Fayol que para eles o homem era apenas uma máquina dentro da empresa. Mayo percebeu que as empresas não tinham relacionamento humano com os funcionários e só pensava no incentivo financeiro para conseguir um aumento de produção maior, mas o efeito foi ao contrario sem ter pouco relacionamento com a liderança em cada setor da organização os