Trabalho De Física II
ENGENHARIA MECÂNICA - 4º PERÍODO - TURMA A
MAGNETISMO
DANIEL WESLEY TAVARES BARBOSA
GILBERTO CAPISTRANO
ITAJUBÁ
2015
SUMÁRIO
OBJETIVOS O trabalho tem como objetivo, aprofundar explicações em sala sobre ímas e campos eletromagnéticos, demonstrando através de fórmulas e desenhos e o experimento, o funcionamento de um motor movido a magnetismo (ima).
INTRODUÇÃO Boro-Ferro-Neodímio (NdFeB ou NIB) – Neodymium Iron Boron
Um ímã de neodímio é um imã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B, também conhecidos como Terras Raras ou “Super-Imãs”, entraram no mercado em 1980. É o material magnético mais moderno. Os imãs de NdFeB são produzidos pelo compactação de ligas pulverizadas. Possuem as melhores propriedades de todos os imãs existentes e uma incrível relação indução/peso. São altamente susceptíveis a corrosão e devem, quase sempre, possuir revestimento. São normalmente niquelados, zincados ou revestidos com resina epóxi. Este tipo de imã é muito poderoso em comparação com a sua massa, mas também é mecânicamente frágil e perde seu magnetismo em temperaturas entre 70ºC e 180°C. Devido ao seu custo mais baixo, têm substituído os imãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e significamente mais resistentes à temperatura. Exemplos de aplicações: alto-falantes, discos rigídos, geradores eólicos, brindes, equipamentos electrónicos.
Ímãs Permanentes: Um ímã permanente é feito de aço magnetizado (ferro com alto teor de carbono), a fim de manter permanentemente seu poder magnético. No entanto, uma forte descarga elétrica, um impacto de grande magnitude, ou uma aplicação de uma elevada quantidade de calor podem causar perda de força magnética do ímã. A altas temperaturas, os ímãs permanentes perdem seu magnetismo temporariamente, readquirindo quando são resfriados.
De todos os diferentes tipos de imans,