Arroz Oriental Tecnica Dietetica
Cereais
Cereais são alimentos de origem vegetal, constituídos de grãos e largamente consumidos pelos povos do mundo todo. O nome cereal deriva de Ceres, a deusa grega da agricultura e da colheita.
Os cereais são originados de grãos retirados das espigas de plantas da família das gramíneas, fazem parte do hábito alimentar de diversos povos, devido a sua facilidade de manutenção e conservação. Após a colheita, esses grãos são destinados a uma série de processos, chamados de beneficiamento, esse tratamento vai ser alterado de acordo com o tipo de grão, bem como, suas características, função e destinação. Eles são as principais fontes de hidratos de carbono (70-77%), possuindo também uma boa porção de proteínas (8-12,4%), vitaminas e sais minerais (quando em estado integral), além desses nutrientes, são ricos em fibras, minerais e possuem maior teor de tiamina. (Philippi, 2008). Na técnica dietética, os cereais são utilizados como, acompanhamento em doces; recheio de cremes; refogados; saladas elaboradas; vitaminas e podem também ser adicionados à frutas, bebidas e como farinhas. (Ornelas, 2008).
Existe uma grande variedade de cereais capazes diversificar as refeições, já que possuem características que os diferenciam em si. Entre eles estão:
O Trigo que é rico em vitamina E, algumas do complexo B, cálcio e fósforo. A sua característica principal é possuir proteínas como a gliadina e glutenina, que dão consistência aos pães e cucas;
O Milho é caracterizado por possuir uma quantidade considerável de gordura, o que o torna fonte de extração de óleo poli-insaturado de melhor qualidade.
A Aveia que é um cereal de grande valor nutricional. Possui maior porcentagem de minerais e gordura e, como aparece no mercado em forma laminada, não é despojado da cutícula e embrião, permanecendo assim em estado integral.
O Centeio que é semelhante aos outros cereais. Seu gosto é familiar nos pães mistos ou pães caseiros. Uma das vantagens importantes é o fato de