Raça, Etnia, Racismo e Ideologia
Raça e Etnia não tem o mesmo significado mas, se complementam.
Racismo é o modo de pensar em que há superioridade entre raças, no século XIX na Europa surgia a ideia de que havia superioridade da raça branca sobre toda a humanidade.
O Racismo é apenas uma das formas de discriminar as pessoas, uma ideologia na qual eu não concordo. Discriminar, dizer que a pessoa é inferior pela sua cor.
Os negros ao serem escravizados, foram batizados com nomes diferentes dos seus, tiveram que adotar as vestimentas e costumes dos europeus, e ainda assim, os europeus pensavam ser superiores.
Como um homem pode escravizar, discriminar outro homem, somos todos seres humanos e apesar de nos discriminarmos e nos julgarmos a todo instante, temos que tornar isso cada vez menos frequente.
Creio que todos temos opiniões diferentes, costumes, religiões e ideologias mas, o nosso sangue é da mesma cor e a palavra de ordem é o respeito.
Respeito pela raça humana, temos a definição da raça humana mas, não somos diferenciados como um cachorro de raça e um vira lata.
E nos dias de hoje entramos numa situação muito mais complexa, os crimes causados pelo racismo, matar pessoas pela sua cor ou matar quem descriminou, nos jornais isso é tão comum que nem damos mais importância, quantas vidas se perdem em meio a uma simples ideia de que a cor da pele importa mais do que qualquer coisa.
Um ponto de vista que em minha opinião é muito errado, talvez porque eu não seja branca mas, no pais em que vivemos onde há miscigenação é até ridículo ler coisas como este artigo “Daqueles que ganham menos de um salário mínimo, 63% são negros e 34% são brancos”, então chegamos a conclusão de que a questão racial é uma questão social também, se a cor de uma pessoa influencia até mesmo no ganho do pão de