Relatório sintese de Oxigênio
A finalidade dessa prática de laboratório é sintetizar gás oxigênio (O2) e estudar suas propriedades, como massa, volume e densidade.
O estudo dos gases torna-se evidentemente mais fácil do que estudar as demais fases da natureza (sólido e líquido), pois não existe interação entre as moléculas do composto. Ou seja, as moléculas ou átomos estão em livre movimento de rotação, translação ou vibração, essa ausência de forças intermoleculares é fundamental para o estudo de suas propriedades físico – químicas. Existe uma relação entre massa e volume, por exemplo o quociente entre a massa e o volume é igual a densidade do composto:
Densidade = ·; O símbolo de densidade é ρ. SI kg/m³. Analisando a fórmula, pode-se dizer que quanto maior a massa, mais denso (“pesado”) é o gás.
O volume específico é o inverso da massa específica de uma substância1, ou seja, a razão entre o volume ocupado por um gás e sua massa:
Volume específico = ; O símbolo de volume específico é ^V. SI dm³/ Kg
Existem duas relações importantes entre massa (m), quantidade de matéria (n) e volume (^V ou ¯V):
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. A massa molar se relaciona com número de mols que é dado pela constante de Avogadro. Por exemplo: Massa molecular do H2S = 1 * 2 + 32,1 = 34,1 unidade de massa atômica. Massa molar (M) = 34,1 g/mol. Isto quer dizer que em 34,1 g/mol de gás Sulfídrico temos 6,02 x 1023 moléculas, ou 1 mol de moléculas de gás Sulfídrico. Matematicamente:
Massa Molar = ; A letra M representa a massa molar. SI g/mol
Volume molar é volume ocupado por um mol de qualquer gás, a uma determinada pressão e temperatura:
Volume molar = ; O símbolo ¯V é usado para representar o volume molar. SI dm³/mol.
Algumas peculiaridades dos gases podem ser estudadas através de relações entre sua massa, volume, quantidade de matéria, pressão e temperatura. A equação que une todas essas