Relatorio experimental síntese da água
DAYANA RIBEIRO
MAIKON CRISTIANO BERNSTEIN
LETICIA FERNANDA BERNARDINO MACIEL
STEFANIE PEDRO DE SOUZA
SÍNTESE DA ÁGUA
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
CAMPO MOURÃO
Outubro de 2012
DAYANA RIBEIRO
MAIKON CRISTIANO BERNSTEIN
LETICIA FERNANDA BERNARDINO MACIEL
STEFANIE PEDRO DE SOUZA
Relatório de aula experimental apresentado à disciplina de Química Geral do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para aprovação nesta disciplina.
Orientador: Prof.ª Patrícia Valderrama
CAMPO MOURÃO
Outubro de 2012
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, acreditava-se que a água era um elemento e não uma substância. Lavoisier, químico francês, conseguiu demonstrar pela decomposição que, na realidade, a água era um composto químico constituído de dois elementos, combinados em proporções fixas: 1 átomo de oxigênio e 2 átomos de hidrogênio.
2H2(g) + O2 2H2O (liq) O hidrogênio é um elemento relativamente abundante no universo. É incolor, inodoro, insípido e é a substancia de menor densidade que se conhece. Na maioria dos casos o hidrogênio se acha combinado com o oxigênio, formando água. A molécula de hidrogênio é tão leve que, ao ser liberada, sobe rapidamente aos níveis mais altos da atmosfera e se perde pelo espaço. O oxigênio é o elemento mais abundante da crosta terrestre, quer em porcentagem ou em massa. Ele ocorre livre, sem se combinar na atmosfera, combinado com silício, alumínio e outros elementos em várias rochas e minerais. O gás oxigênio, em temperatura ordinária, é incolor, insípido e inodoro, um pouco mais denso que o ar. Forma aproximadamente 21% do ar atmosférico seco. Devido a sua densidade, a concentração diminui com a altitude. 2 OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho é sintetizar água através de reações com peróxido de hidrogênio e dióxido de