Escola da vida
Para uma idéia maior sobre currículo, seria importante oferecer, disciplinas optativas com conteúdos bastante diversificados, o que ajudaria o graduado a compor sua própria estrutura de conhecimento.
É importante que o aluno-professor não só saiba a parte física de um esporte e sim a parte sócio-cultural, psicológica, filosófica entre outras, para isso as disciplinas poderiam integra-se através de temas, o currículo então seria entendido como currículo temático.Matérias como anatomia , biologia ou filosofia geral não deveriam ser oferecidas nos dois primeiros anos, e sim durante o processo de aprendizado dos diferentes temas.Segundo Lawson o processo de “Lavagem-Cerebral” pelo qual passam os recém formados , ele diz que é típico na educação física nos primeiros anos serem passadas disciplinas básicas. Apenas ao final do curso , ou quando em contato com a pratica profissional o aluno compreende melhor o que tais conteúdos são necessários.
Ao longo do curso um professor acompanharia os alunos assumindo a responsabilidade pelo grupo, orientando e instigando os alunos a pesquisarem sua formação.Esta proposta tem como principal objetivo formar um professor critico e autônomo, que possa fazer o mesmo com seus alunos. A realidade brasileira ainda não apresenta uma situação favorável á implantação de um currículo totalmente fundamentado nesta nova perspectiva, mas parece-nos viável uma combinação dos modelos técnicos científicos e reflexivo, o que alias é a posição defendida por Zeichner (1992), Tudo isso é uma ilusão ingênua ou podemos começar?