A vida na escola e a escola da vida
Ninguém está contente com a Escola Pais, professores e alunos insatisfeitos com a Escola e sem conseguirem entender onde está o problema. Pais muitas vezes não encontram vagas para todos os filhos, e sabem da importância da Escola para o futuro de seus filhos. Os pais culpam os professores, ou acreditam que são crianças preguiçosas, distraídas, alguns pais se sentem culpados por não serem capazes de ajudar os filhos. Professores cansados, desvalorizados sentem-se sobre carregados em sua função, com salários baixos não lhes permitindo viver com dignidade, e ainda com grandes turmas se dao conta que não estao preparados para o trabalho que precisam desempenhar, precisam resolver sozinhos os inúmeros problemas que surgem na sala de aula, com isso adotam atitudes autoritárias, muitas vezes alguns professores entregam os pontos e assim se desinteressam por sua função de educadores. Para os alunos a professora não está ali para ajudar, e sim para criticar, castigar quando se comportam mal e reprovam, muitos alunos tem medo ao inves de respeito, defendendo-se com agressividade e indisciplina na sala de aula. Mesmo insatisfeitos com o sistema escolar eles sonham com uma escola melhor, uma escola que os conduza a uma espécie de escada que irá leva-los a uma vida melhor, a um futuro melhor.
Para as pessoas menos favorecidas, o estudo é a grande oportunidade oferecida para compensar as desigualdades de dinheiro, de importância e de posição social.
A Lei diz assegurar que a escola deve ser democrática, aberta para todos.
Com o tempo obteve-se grandes conquistas, pois antigamente somente as pessoas com posses tinham oportunidade.
O ensino é gratuito para todas as classes sociais, raças e o sucesso nos estudo dependem exclusivamente de seus talentos, méritos, inteligência, esforço e perseverança de cada um. Todos esperam que a escola cumpra seu papel, o de fornecer instrução, qualificação e diplomas a todos mas infelizmente a