A vida na escola e escola na vida
Aluna: Daiane Cristina Paim Dias NF IIA
Questões sobre o texto :
OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. A unidade e diversidade do humano. In: Coleção Veredas Formação Superior de Professores. Guia de Estudo. Belo Horizonte: SEE/MG 2002. Mod. 1 Vol 2. p.67-92
1. O que significa dizer que algo é da “natureza humana”? Dê um exemplo.
Significa que é algo que só homem é capaz de fazer. Um exemplo é questionar, o homem nem sempre aceita o que lhe é imposto e está sempre questionando aquilo com que não concorda.
2. Aponte um exemplo de “etnocentrismo” que você ou pessoas próximas a você, às vezes praticam, mesmo sem perceber.
Algumas pessoas que conheço sempre me perguntam porque eu não faço progressiva no cabelo, porque eu não penteio o cabelo. São pessoas que acreditam que ter o cabelo liso, com pouco volume que é bonito.
3. Identifique alguma situação em que o olhar antropológico do professor pode contribuir para combater o etnocentrismo ou outra forma de preconceito na escola.
O professor com um olhar antropológico pode ajudar um aluno nordestino que enfrenta preconceito em uma escola do sudeste ou outra região. Em uma aula o professor pode falar da importância da região nordestina para o país e não só das belezas naturais, mas sobre o valor da cultura nordestina e da importância para a economia do país.
4. Comente essa afirmativa: “ O Eu é feito de Outros”.
As pessoas só percebem seu verdadeiro Eu quando observa o próximo, percebe suas particularidades e suas semelhanças. Sem um outro para fazer uma comparação não podemos dizer se agimos igual ou diferente em determinada situação.
5. Cite 2 símbolos ou sinais usados na cultura brasileira ou por outras culturas.
- As roupas das baianas, principalmente as vendedoras ambulantes.
- Literatura de Cordel
6. O que é hibridismo cultural? Dê um exemplo.
Hibridismo cultural é a combinação de culturas em diversos