A vida na escola, e a escola da vida
Ninguém está contente com a escola
Pais, professores, alunos e a direção da escola, só estão preocupados em jogar a culpa do fracasso uns nos outros, não pensam que é conversando que chega a raiz do problema, pensando em conjunto para resolver um problema.
Os pais estão preocupados e insatisfeitos
A falta de escolas, reprovação, corpo docente despreparado, deficiências materiais, e a escassez de material didático entre outros tendem a contribuir para o fracasso escolar, só que a escola nunca educará sozinha, pois a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Alguns pais culpam os professores pelo fracasso de seus filhos ou então acreditam que são crianças preguiçosas, distraídas e muitos dos pais se sentem culpados pelo pouco tempo que tem ao lado dos filhos, e por não saberem o conteúdo ensinado não conseguem ajudar em suas atividades de casa.
Os professores se sentem casados e frustrados
Professores cansados, desvalorizados sentem-se sobre carregados em sua função, com salários baixos que não permite que vivam com dignidade. Quando estão diante de uma turma com dificuldade de aprendizagem se dão conta da sua falta de preparo para o trabalho que precisam desenvolver, e, além disso, precisam resolver sozinhos os inúmeros problemas que surgem na sala de aula. Com isso adotam atitudes autoritárias em relação aos alunos e aos pais, em muitas vezes alguns professores entregam os pontos e assim se desinteressam por sua função de educadores.
Os alunos sentem que a escola não foi feita para eles
Para alguns alunos a professora não está ali para ajudar e ensinar, mas sim para criticar, dar castigo quando se comportam mal e que reprovam quando por algum motivo não conseguem aprender.
Eles têm medo ao invés de respeito, e se defendem através da agressividade e indisciplina.
A professora muitas vezes corrige palavras que usam dizendo claramente que não acredita na sua