armas portateis
Apresentação do módulo
Neste módulo você estudará as armas portáteis: espingardas, carabinas, fuzis, metralhadoras e submetralhadoras .
Essas armas estão presentes no cotidiano do profissional de segurança pública, sendo, inclusive, cada vez mais utilizadas na prática de crime, especificamente os mais violentos, como assaltos a carros-fortes, roubos a bancos, entre outros exemplos. Por outro lado, devido a sua eficiência e confiança que esse armamento oferece, o seu emprego nas diversas unidades policiais vem aumentando a cada dia, sendo comumente encontrada nas viaturas policiais e empregadas em diversos tipos de operações. Em função desse crescente uso, mais do que nunca, você deve conhecer sobre essas armas de fogo, para melhor estabelecer a dinâmica do fato delituoso, bem como conhecer dentre os vestígios por elas deixados, os que possam ser encontrados na cena de crime.
Objetivos do módulo
Ao final do estudo desse módulo, você será capaz de:
Identificar e classificar as armas portáteis;
Analisar o histórico das armas portáteis;
Identificar os principais componentes, peças e sistemas de operação das armas portáteis.
Nota:
Neste módulo, não será trabalhado um armamento específico, mas o que é comum a todas as forças policiais. Acredita-se que, desta forma, você estará apto a descrever e melhor entender as armas portáteis que dispõem para uso, além de conhecer alguns detalhes de armas congêneres aqui.
Estrutura do módulo
Aula 1 – Armas portáteis
Aula 2 - Espingardas
Aula 3 – Carabinas
Aula 4 – Fuzis, Metralhadoras e Submetralhadoras
Aula 1 – Armas portáteis
1.1.
O que são armas portáteis
Como você já estudou, a legislação específica (art. 3º, inciso XXII do Anexo do
Decreto Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000) traz a seguinte definição de arma portátil:
“arma cujo peso e cujas dimensões permitem que seja transportada por um único homem, mas não conduzida em um coldre, exigindo, em situações