Detectores de tiros
No Sistema ShotSpotter sensores de áudio são camuflados e instalados em áreas urbanas, garantindo cobertura total das regiões. Em caso de disparo de arma de fogo no perímetro coberto pela tecnologia os sensores detectam e emitem alertas imediatos para uma central. Os alertas também podem ser enviados para dispositivos portáteis utilizados por policiais que estejam em viaturas. A sofisticação dos instrumentos permite ainda distinguir imediatamente, com alto grau de precisão, o que é disparo de arma de fogo ou tiroteio do que é fogo de artifício ou outro evento, de acordo com a assinatura acústica.
O sistema é capaz de detectar disparos de armas de fogo a uma distância de até 2,5 quilômetros quadrados. Também é capaz de identificar o calibre da arma, a direção do disparo, o número de atiradores, a ordem dos tiros, se o atirador estava em movimento, ou dentro de um carro e até acionar a central de controle operacional em poucos segundos.
Essas informações são mandadas para uma central, que é possível visualizar em menos de 5 segundos, com todos os detalhes. E além da central os avisos de tiros podem ser enviados para dispositivos portáteis utilizados por policiais que estejam em viaturas, com isso a policia pode chegar ao local do crime em poucos minutos.
O sistema ShotSpotter também grava o ruído dos tiros captados pelos sensores, permitindo que a policia re-examine o ruído caso seja necessário.
Nas mais de 50 cidades