Apostila Básica de Tiro para supervisor
CLASSIFICAÇÃO DAS ARMAS DE FOGO:
As armas de fogo podem ser classificadas de várias maneiras, ou seja, agrupadas e analisadas em relação a diversas características específicas, fato que facilita seu controle, fiscalização, legalização, instrução, treinamento, manuseio, etc.
Normalmente são classificadas considerando-se os seguintes aspectos:
1 - QUANTO AO TRANSPORTE:
Para classificarmos uma arma de fogo quanto ao seu transporte devemos considerar seu tamanho e, neste caso, encontraremos três classificações básicas:
1.1 - Armas de porte: normalmente são armas curtas de fácil ancoragem ao corpo humano necessitando apenas de um suporte denominado coldre que, geralmente, é utilizado na região da cintura, axila ou panturrilha. A pessoa que porta uma arma curta permanece com as mãos livres e, geralmente, o armamento passa desapercebido. Classificam-se nesta categoria os revólveres, pistolas, garruchas e etc.
1.2 - Armas portáteis: são armas mais longas e mais pesadas, entretanto apenas um indivíduo consegue transportá-la. Geralmente utiliza-se um suporte denominado bandoleira. Nitidamente as pessoas perceberão que o indivíduo está armado. Classificam-se nesta categoria as espingardas, os fuzis e as carabinas.
1.3 - Armas não portáteis: são armas que devido o seu tamanho e o seu peso oferecem dificuldades para serem transportadas por apenas um indivíduo.
Exemplo: a metralhadora.50.
2 - QUANTO AO EMPREGO
A classificação de uma arma de fogo, quanto ao seu emprego, fundamenta-se no destino ao qual a mesma será empregada, podendo ser para uso individual ou coletivo, observando-se sempre suas características específicas. 2.1 – Emprego Individual: Arma curta utilizada por apenas um profissional no sentido da autoproteção, motivo pelo qual classifica-se como de dotação individual.
Exemplo: O revólver calibre, 38 utilizado pelo vigilante, destina-se a garantir o seu