Medicina legal - balística forense
No Brasil, cerca de 70% dos homicídios são provenientes da utilização de armas de fogo, além das lesões corporais cometidas com tais ferramentas. É dever do Estado impedir que tais crimes ocorram, contudo, como este não o faz, a sociedade ao menos clama pela punição dos responsáveis por tais infrações penais. Buscando a solução, a balística forense surge como um dos meios de prova, seja contra ou a favor dos suspeitos, além de ser importante meio fundamentador para a investigação policial. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Alemanha, a balística forense é um dos principais meios para se chegar a solução de crimes em que armas de fogo são utilizadas, uma vez que, utilizando-se esta ciência, é possível saber vários aspectos de um crime, como, por exemplo, a distância do disparo, a arma específica utilizada, o ângulo do disparo, entre outros. No Brasil, a balística forense ainda não é utilizada em seu potencial máximo, em algumas cidades está já apresenta desenvolvimento, contudo, em cidades menos desenvolvidas sequer leva-se em conta a possibilidade de sua utilização. O estudo das armas de fogo, munições, lesões e perícia se configura como se grande importância para aqueles que administram a justiça, seja para futuros juízes, que terão maior conhecimento e capacidade de julgar com efetiva justiça, quando para promotores e advogados, que poderão acusar ou defender determinados acusados de forma mais ampla.
2 BALÍSTICA FORENSE
É o ramo da medicina legal que, em linhas gerais, estuda as armas de fogo, suas munições e os efeitos dos disparos dessas armas, tem a finalidade de ajudar na investigação de crimes cometidos com a utilização de armas de fogo.
2.1 Armas de fogo
Armas são todos os instrumentos passíveis de serem utilizados para ataque ou defesa. As armas de fogo são engenhos mecânicos construídos com a finalidade de lançar um projétil mediante a deflagração de uma carga explosiva geradora de