Armand vallin feigenbaum
1. Qual sua definição de qualidade?
Feigenbaum define qualidade como um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente.Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário.
2. Quais as características básicas?
Feigenbaum é o pai do conceito de controle de qualidade total (Total Quality
Control). De acordo com sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. É voltada para o exterior da empresa, baseado na orientação para o cliente, e não para o seu interior, redução de defeitos. Feigenbaum é conhecido como pioneiro no estudo de custos da qualidade. As suas maiores contribuições para o ensino da qualidade são os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais.
3. Qual a abordagem do potencial humano?
O crescimento rápido do conhecimento técnico e a geração de campos novos, como a eletrônica de computadores, bem como as novas técnicas de organização de trabalho, levaram a uma procura por profissionais mais qualificados. Estes novos profissionais devem desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Cabe à gerência administrar as condições necessárias para a composição de sua mão-de-obra através de treinamentos, cursos, políticas de recrutamento e seleção, rotatividade. Este mesmo autor destaca a importância de relações humanas eficazes que desenvolvam a responsabilidade e o interesse dos funcionários em relação à qualidade do produto.
Essas relações proporcionam a base fundamental da motivação positiva da qualidade para todos os funcionários da empresa.
4. Qual a proposta de