aprendizagem e memoria
(1) A aprendizagem por observação e por imitação, também designada por aprendizagem social ou aprendizagem por modelação, foi estudada pelo investigador Albert Bandura.
Bandura constatou que a experiência dos outros poderia conduzir à aquisição de novos comportamentos, que eram assim adquiridos a partir da observação e imitação de um modelo. Bandura sublinha a importância do reforço, distinguindo reforço direto e reforço vicariante:
Reforço direto a seguir ao comportamento desejado o sujeito é reforçado. Ex. A criança pega bem no lápis e quando começa a escrever ouve um elogio, está a ser reforçada.
Reforço vicariante ou indireto o reforço é recebido pelo modelo. Ex. A criança observa que outra pessoa por ter determinado comportamento é elogiada, é recompensada, então este fato estimula-a a imitar esse comportamento.
Fatores que influenciam a aprendizagem social:
Características do modelo: Proximidade afetiva do modelo
O gênero, idade e o estatuto Atenção: a aprendizagem por modelação depende do nível de concentração e de atenção com que o comportamento do modelo observado. Motivação: quanto mais interessado o sujeito estiver em aprender, melhor observará e imitará o modelo integrando o novo comportamento.
(4) Bandura explica a influência entre fatores ambientais, pessoais e o comportamento, denominando este entrelaçamento de determinismo recíproco. Ex: as pessoas não reagem simplesmente ao ambiente externo. Mas os fatores externos (forças ambientais) influenciam o comportamento pela mediação dos processos cognitivos, que são características pessoais.
(5) O auto-sistema, são estruturas cognitivas que fornecem mecanismos de preferências, as funções da percepção, da avaliação, da regulação e do comportamento. uma compreensão das influências auto-gerada subsumida na auto-sistema é necessário para a explicação e previsão do comportamento humano. The three component processes involved in the self-regulation of behavior