Aprendizagem e memória
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
PAULO RONKALY
.
FICHAMENTO SOBRE APRENDIZAGEM E MEMÓRIA.
FORTALEZA – CE
03/2014
APRENDIZAGEM E MEMÓRIA.
Definir aprendizagem e memória é muito complexo, pois no geral, esses processos são inferidos a partir de alterações comportamentais antes filtrados diretamente pelo sistema nervoso. O armazenamento e recuperação das mesmas estão relacionados com inteligência, no qual fazem parte os dois mecanismos que são de extrema necessidade.
“A aprendizagem e a memória envolvem uma série de estágios. Os processos que ocorrem durante a apresentação do material da aprendizagem são conhecidos como “codificação”. Este é o primeiro estágio. Como resultado da codificação, algumas informações são armazenadas dentro do sistema da memória. Portanto o armazenamento é o segundo estágio. O terceiro e último estágio é a recuperação ou resgate, que envolve recuperar ou extrair as informações armazenadas do sistema de memória.” (Manual de Psicologia Cognitiva p. 189)
MODELO DE MULTIARMAZENAMENTO/ ARQUITETURA DA MEMÓRIA
Armazenamentos sensoriais
“As informações de toda modalidade sensorial persistem por breve tempo depois do final da estimulação, ajudando a tarefa de extrair seus aspectos fundamentais para uma análise posterior.” (Manual de Psicologia Cognitiva p. 189)
Armazenamentos de curto e longo prazo / Memória primária e secundária
A memória pode ser vista em termos de duração, memória de curto prazo e memória de longo prazo. A memória de curto prazo ou memória de trabalho registra e retém informações por um curto espaço de tempo, questão de segundos a minutos. No entanto, essas memórias de curto prazo podem ser convertidas em memórias de longo prazo pelo processo de consolidação. As memórias de longo prazo podem ser armazenadas por dias, anos e podem ser recuperadas posteriormente.
O processo de aprendizagem é feito em etapas em nosso sistema nervoso, iniciando em memória de