Aprendizagem e memória
1º questionário
01 – Diferencie condicionamento clássico de condicionamento operante.
R: Clássico: aprendemos a associar 2 estímulos. É quando o individuo faz a associação entre eventos que ele não controla. Ex. o clarão de um relâmpago avisa do iminente estrondo de um trovão, e começamos a nos preparar quando o clarão surge próximo ou também, quando vamos trabalhar de carro, e aos poucos vamos associando a rotina de tal forma, que quando nos damos conta já chegamos. Quando uma vaca ouve um bip de um pager, ela sabe que chegará alimento e assim corre para a tijela (ou seja, ela associa 2 eventos o bip = comida).
Operante: Estimulo → Resposta. É quando aprendemos a associar a resposta com a sua consequencia, e assim a repetir os atos em que segue uma recompensa e a evitar os atos seguidos de punição. Ex: se uma criança grita e recebe doces para se aquietar, sempre que quiser um doce, vai gritar. Agora, se ao gritar ela recebe uma palmada, antes de gritar denovo vai pensar 2 vezes.
02 – Quais as etapas do aprendizado por condicionamento?
R: São 5.
Aquisição ou Aprendizagem – é a linguagem inicial da ligação entre estímulo e resposta. As constantes tentativas do sujeito de satisfazer uma necessidade geram uma aquisição estrutural.
Discriminação – é quando você consegue no meio de uma multidão, identificar uma pessoa que possa te fazer mal, por exemplo / quando uma criança é mordida por um cachorro, mas consegue saber que não necessariamente todos os cães a irão morder.
Generalização – é quando no meio de uma multidão, você crê que todas as pessoas negras e altar vão te fazer mal / quando uma criança é mordida por um cachorro pode passar a ter medo de qualquer cachorro.
Extinção – extinção acontece quando o estímulo condicionado ocorre várias vezes repetidas sem o estímulo incondicionado. Pavlov notou que quando ele apresentava o som várias vezes sem apresentar a comida, os cachorros salivavam cada vez menos. A diminuição da salivação