jsendkja
454 palavras
2 páginas
Fichamento 19DAGNINO, Evelina. Sociedade civil, participação e cidadania. Do que estamos falando? In: MATO, Daniel (Org.) Políticas de ciudadania en tiempos de globalización. Caracas: Faces, 2004.
A análise feita examina, a partir da década de 70, os reflexos do neoliberalismo para as sociedades latino-americanas e especialmente o caso do Brasil a partir das transformações no mercado, na política e na sociedade e as conseqüências no decorrer dos anos 80, 90 até os dias atuais.
A forte participação civil no processo de redemocratização assim como a consolidação da Constituição de 1988 foram avanços substanciais no processo democrático e implementação do neoliberalismo, entretanto, Dagnino aponta que a última década foi marcada por uma confluência perversa entre um projeto político democratizante e participativo e entre o projeto neoliberal que influenciam nos processos societários das políticas públicas pensadas e desenvolvidas por atores cujo poder deriva do Estado.
Nota-se, então, uma tensão entre os atores de forma não aparente e perversa por ter conseqüências contrárias ao efeito de suas aparências. Assim, o cenário político é comparado a um campo minado onde os espaços são delimitados. Embora a primeira vista a participação política ocorra de forma eficaz, democrática, com espaços para a construção de um pensamento conjunto a fim de obter maior acessibilidade a participação, há uma confluência perversa na qual a disputa política está velada.
Tal antagonismo se mostra como estratégia do projeto neoliberal, que busca reduzir as ações estatais progressivamente, deixando as políticas públicas somente voltadas para a responsabilidade civil que parte do principio democrático, seja de forma individual como exercício da cidadania, seja através de grupos específicos com ONG’s para um avanço e alargamento da democracia como argumento de propiciar as organizações populares uma maior visibilidade de suas reais necessidades. As divergências acerca dos