Aprendizagem e memoria
A aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento causado pela experiência. Assim, o consumidor experimenta uma sequência de aprendizagem de marcas e produtos por meio de um processo que inclui, entre outras fases, o dispêndio de tempo e atenção, fatores escassos na sociedade contemporânea. Uma serie de fatores que o cercam são estudados, possibilitando uma visão mais aprofundada do indivíduo. A aprendizagem e suas teorias são alguns dos fatores. As teorias behavioristas de aprendizagem supõem que o aprendizado ocorre como resultado de respostas a eventos externos. Ou seja, informações recebidas pelo mundo externo e coisas que saem delas. Respostas e reações (Referindo-se a mente). Essa teoria é representada por duas grandes abordagens O condicionamento clássico e o condicionamento instrumental.
Condicionamento clássico- é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. Ex: Um reflexo é uma sequência estímulo-resposta e tem a função de manter o bom funcionamento biológico, garantindo sobrevivência e reprodução. Encontramos reflexos em todos os sistemas orgânicos: nervoso, endócrino, muscular, respiratório, digestivo, reprodutivo e até mesmo respostas emocionais reflexas.
Condicionamento Instrumental
Ocorre quando o indivíduo aprende a ter comportamentos que produzem resultados positivos e a evitar os que acarretam consequências negativas. Três formas de condicionamento instrumental são: Reforço positivo, na forma de recompensa, a resposta é fortalecida e o comportamento é aprendido. Reforço negativo, também fortalece respostas de modo que o comportamento apropriado seja aprendido. Punição, ocorre quando uma resposta é acompanhada de eventos desagradáveis. Existe também a teoria cognitiva da aprendizagem que enfatiza a importância dos processos mentais internos.
Conceito de Memória