Aprendizagem e desenvolvimento
Nesta matéria aprendi as ações motoras que são elas: locomotoras, manipulativas e estabilizadoras.
Locomotoras: ações que envolvem mudanças de localização do corpo como caminhar, correr, pular, saltitar, saltar, etc.
Manipulativas: são as ações que envolvem o uso das mãos pode ser elas: arremessar, agarrar, derrubar um objeto, prender e rebater, etc.
Estabilizadores: qualquer ação que necessite de equilíbrio, ou que não seja locomotora ou manipulativa exe: girar, virar- se, empurrar, puxar, etc.
Para facilitar e ajudar no nosso entendimento a professora usou a ampulheta de Gallahue.
Modelo de Gallahue:
Nessa ampulheta mostra as fases motoras de um adulto dês do pré- natal até o estagio idoso. Existe 4 estágios nesta ampulheta, fase motora reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada.
A fase motora reflexiva são movimentos involuntários controlados subcorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor.
Fase de movimentos rudimentares (nascimento até 2 anos):
No nascimento, os reflexos dominam o repertorio do bebe que são gradativamente controlados pelo córtex. Nos movimentos rudimentares, mesmo sendo intencionais os movimentos eles ainda são descontrolados e grosseiros.
Fase de movimentos fundamentais (2 ate 7 anos):
As habilidades motoras fundamentais da primeira infância são consequências da fase de movimentos rudimentares do período neonatal, e também quando a criança começa explorar suas capacidades motoras como locomotores e manipulativos, primeiros isoladamente e, depois combinados.
Fases de movimentos fundamentais (2 ate 7 anos):
Nesta fase para desenvolver a criança o desenvolvimentista usa três fases do desenvolvimento são eles: inicial, elementar e maduro.
Fases de movimentos especializados (7 ate 14 anos ou+):
Nesta fase