apontamentos
1 - A biosfera
A biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que se estabelecem entre todos os seus elementos.
1.1 Organização biológica
A unidade fundamental da vida é a célula. As células podem surgir na natureza de forma isolada – no caso dos seres vivos unicelulares – ou associadas entre si – constituindo seres multicelulares (ou pluricelulares).
Na natureza, os sistemas biológicos estão organizados de uma forma hierárquica.
Visto que a organização hierárquica dos sistemas vivos se estabelece para além do organismo:
- Os organismos idênticos também são capazes de se cruzar entre si, originando descendentes férteis. Pertencem à mesma espécie.
-Seres vivos que pertençam à mesma espécie e que habitem uma determinada área num determinado momento formam uma população.
-Indivíduos de espécies diferentes (animais e vegetais) que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si, formam uma comunidade biótica (ou biocenose).
-O conjunto da comunidade biótica, do ambiente físico e químico e as relações que estabelecem entre si formam um ecossistema.
Dinâmica dos ecossistemas
Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas, que envolvem transferências de matéria e energia. Estas relações constituem as cadeias alimentares. Deste modo, uma cadeia alimentar é uma sequência de vários seres vivos que se relacionam a nível alimentar.
As cadeias alimentares inter-relacionam-se, tróficas.
As ordens não podem ser muito extensas, devido à dispersão existente de nível para nível.
Nas redes tróficas, existem três categorias de seres vivos, de acordo com o modo de obtenção do alimento.
1.2.Diversidade biológica
Os organismos podem ser:
-Procariontes: Célula muito simples, sem núcleo definido e organizado (células procarióticas)
-Eucariontes: Células complexas, com núcleo organizado,