Caracterização personagens de "Os Namorados de Amância" de Sérgio Régio

299 palavras 2 páginas
Personagens:
Personagem principal:
Amância é a personagem principal e é modelada. A caracterização é direta «estava uma bela rapariga» (L. 17) e indireta «Amância ria» (L. 31)! No presente: Amância é uma mulher idosa, solteira, ainda bonita, de modo artificiais, frequentadora da alta sociedade, dedicando-se a obras de caridade. No passado: Amância era muito bela. Tinha olhos lindos e expressivos, cabelos louros, pele macia, sorriso bonito e provocante, corpo elegante. Era filha única, mimada pelos pais, de origem social modesta. Era alegre, esperta dinâmica, divertida, vaidosa, confiante na sua beleza, artificial, leviana e frívola no amor, sedutora e inspiradora de multas paixões.
Personagens secundárias:
Pais: o pai era «amanuense», um modesto funcionário público. Os pais de Amância faziam todos os sacrifícios para que a filha andasse elegantemente vestida, de modo a chamar a atenção. O objetivo dos pais da jovem era casá-la com um homem rico de estrato social elevado.
Adjuvantes:
Senhoras Andrades: eram parentes muito afastadas da mãe de Amância, duas mulheres velhas. Pertenciam à alta sociedade, frequentando lugares requintados e mundanos; eram muito ricas, viajadas, famosas na élite da época.
Domingos: tinha cerca de vinte e cinco anos, era moreno, um pouco surdo e, embora tivesse bom aspeto, não era atraente. Tímido, introvertido, honrado, simpático, delicado, correto, estava apaixonado por Amância, era fiel e persistente no seu amor. Era filho único de um ourives e trabalhava com o pai.
Abílio Maldonado: rapaz moderno, elegante, engraçado, rico e brasonado.
Rodrigo Malafaia: homem belo, espirituoso, atrevido, solteirão e mulherengo. Velho desportista com uma longa carreira.
Valério: bonito, olhos escuros com olheiras, muito pálido, magro, tuberculoso, poeta famoso e talentoso. Era rico.
João Cerqueira: jovem, médico, inteligente e leviano.
Raparigas da alta sociedade: frívolas.

Relacionados

  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas
  • Apostila Literatura Brasileira
    127919 palavras | 512 páginas