O plágio nas faculdades EAD
No artigo “Relatos diferentes, uma narrativa” (Roberto Rockermann), a empresa BRASKEM possui uma interação estreita e constante entre os seus variados setores uma vez que, se reúnem para discutir e avaliar o que deve ser reforçado e quais as possíveis vulnerabilidades e o que pode ser feito para melhorar e responder a possíveis questionamentos no âmbito financeiro, investimentos e relações humanas internas e externas. Após a análise dos dados é feito o anúncio dos resultados. São gerados boletins para os colaboradores e bimestralmente são publicadas revistas com notícias sobre a empresa e sobre a famíliaBraskem. Realiza-se a divulgação dos resultados anuais e é publicado o relatório de Administração contendo o balanço anual e estratégias de curto e médio prazo. Mais uma vez as equipes envolvidas analisam os dados e fazem as observações necessárias.
Analisando o passo-a-passo que essa empresa utiliza pode-se concluir que houve entrosamento entre os diferentes setores. Portanto, o gerenciamento eficiente de processos internos e externos aperfeiçoa a capacidade de uma organização de se antecipar, gerenciar e responder às alterações de mercado, concretizar as oportunidades de negócios e redução de ineficiências e erros causados por uma repetição de informações e ações. Nesse ponto, são adotadas por elas ferramentas contidas no gerenciamento de processos que auxiliam na identificação de um ou mais problemas, bem como na busca por soluções simples, mas eficazes.
Segundo JURAN (1997), a Gerência de processo como ferramenta do desempenho organizacional se dá por sistemas de ações voltadas à concretização de uma meta. Com essa definição o autor ainda relata a inclusão dos colaboradores e das instalações físicas da organização, bem como orientação para as metas, sistematização, capacidade e legitimidade. O principio básico do gerenciamento de processos é que toda organização deve ser vista como um sistema aberto, com o propósito de atender