Apontamentos Micro 2 Teste
Função produção – relação entre a quantidade necessária de factores de produção e a quantidade de produto que pode ser obtida. Determina a quantidade máxima de produto que pode ser produzida com uma dada quantidade de factores de produção. È definida para um dado estado da tecnologia e do conhecimento tecnológico. È a forma útil de descrever as capacidades de uma empresa.
Produto total – quantidade total produzida do produto em unidades físicas como trigo ou números de sapatos. Começa no zero ( não se utilizando qualquer trabalho) e depois aumenta com a utilização de unidades de trabalho adicionais.
Produto marginal – produto adicional gerado por 1 unidade adicional desse factor mantendo o resto dos factores constantes.
Produto médio – é igual ao produto total dividido pela totalidade de unidades do factor de produção.
Lei dos rendimentos decrescentes – obteremos cada vez menos produto adicional á medida que acrescentarmos doses adicionais de um factor mantendo fixos os outros factores de produção. Ou seja, com tudo o resto constante, o produto marginal de cada unidade de factor de produção reduzir-se-á com o aumento da quantidade utilizada desse factor.
São um factor chave na explicação da razão porque muitos países na Ásia são tão pobres ( há muitos trabalhadores por hectare )
Rendimentos à escala :
Rendimentos constantes à escala – uma variação de todos os factores levam a uma variação proporcional da produção. Ex: se o trabalho terra e capital duplicam, a produção deverá também duplicar.
Rendimentos crescentes à escala – ocorrem quando um aumento de todos os factores produtivos leva a um aumento mais que proporcional do nível de produção. Ex: aumento dos factores de trabalho capital e matérias primas em 10% faz aumentar o produto total em mais de 10%.
Rendimentos decrescentes à escala – ocorrem quando um aumento proporcional de todos os factores de produção leva a um aumento menos do que proporcional do produto total.
Papel do tempo na produção e