Fadiga
A fadiga não é uma doença propriamente dita, mas quase sempre o sintoma de uma doença ou um distúrbio subjacente. É passageira e afeta todas as pessoas em algum determinado momento da vida, como após uma noite mal dormida, ou após um trabalho muito intenso. Estas pessoas afetadas pela fadiga devem consultar um médico que irá procurar a causa e ajudará a tratar esta doença.
A fadiga pode ser tanto física como psicológica. É muitas vezes notada que a fadiga física é mais pronunciada durante a noite, já a fadiga emocional mais pronunciada pela manhã e diminui um pouco durante o dia. Não é o mesmo que sonolência, porém o desejo de dormir pode acompanhar a fadiga. A apatia é uma sensação de indiferença, e pode acompanhar a fadiga, mas também pode ocorrer independentemente. .
A fadiga patológica (relacionada com doença) não pode ser aliviada com o repouso adequado, o sono adequado, a supressão dos fatores de estresse. A que não pode ser aliviada por meios normais, ou que ocorre na ausência de causas conhecidas, ou de outros sintomas, deve ser avaliada clinicamente.
O padrão de fadiga pode ajudar a delinear sua causa subjacente. As pessoas que se levantam de manhã descansadas, mas que com a atividade se cansam rapidamente podem estar com um problema ou uma doença em curso. As que acordam já cansadas e que o nível de fadiga permanece constante durante o decorrer do dia, podem estar sofrendo de depressão. No entanto, esses não são fatores absolutos e a fadiga crônica deve ser avaliada por um médico.
Em muitos casos, a fadiga está relacionada ao aborrecimento, infelicidade, decepção, falta de sono, ou trabalho intenso. Pela fadiga ser uma reclamação comum e muitas vezes ser causada por problemas psicológicos, sua gravidade potencial muitas vezes é negligenciada.
CAUSAS
O que pode estar por trás de seu cansaço? Fazer-se essa pergunta é o primeiro passo para identificar as possíveis causas de um sintoma muito comum: a fadiga. Em geral, a maioria dos