Apologia da Historia ou Oficio de Historiador
Introdução ao Estudo da História
Sheyla Farias Silva
Danielle Lopes dos Santos1
Apologia da História ou O Ofício de Historiador
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou O ofício do historiador. Prefácio, Jacques Le Goff; apresentação à edição brasileira, Lilia Moritz Schwarcz; Tradução, André Telles. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002.
O historiador francês, Marc Léopold Benjamim Bloch, nasceu em Lion no dia 06 de julho de 1886, e morreu fuzilado pelos nazistas alemães aos 58 anos, durante a Segunda Guerra Mundial. O que impediu de terminar sua principal obra, Apologia da História ou O ofício de Historiador. Foi um dos fundadores da Escola dos Annales juntamente com seu amigo Lucien Febvre, apesar de ter sido professor de História antiga, é considerado o maior medievalista de todos os tempos.
O livro, Apologia da Historia ou o ofício do Historiador, obra inacabada dohistoriador, Marc Bloch, devido a sua morte, foi publicada pela primeira vez em 1949 pelo seu amigoLucienFevre. Essa nova edição, teve como organizador o seu filho primogênito Étienne. O livro inclui o prefácio de Jacques Le Goff e a apresentação brasileira elaborada pela professora Lilia Moritz Schwarcz. Este dividido em cinco subtítulos.
A história, os homens e o tempo, abordam sinteticamente sobre os conceitos e argumentação da história, do passado e do presente. “De início a própria palavra “história”, que para o autor é antiguíssima, tão antiga que por vezes tentaram riscá-la do vocabulário, Bloch argumentará algo mais polêmico, como a denominação de que ‘A história é a ciência do passado”, ele responderá particularmente que, não. Uma vez que o passado, jamais pode ser objeto de nenhuma ciência. Até que surge a denominação de “Ciência dos homens”, contudo, ainda continua vago, Bloch, acredita que é preciso acrescentar, já que, o historiador não apenas pensa “humano”, enfim, tornou-se a “Ciência dos homens, no tempo”.Então,historiador é