Ação Cautelar
MARCO DE SOUSA SOARES, (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (número), inscrito no CPF sob o nº (número), residente e domiciliado à Rua (endereço completo), por seu procurador infra-assinado (Doc. 01), vem respeitosamente à presença de V. Exa, nos termos do artigo 846 e ss. do Código de Processo Civil propor a presente:
AÇÃO CAUTELAR DE PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVA
Em face TÚLIO DE AZEVEDO , (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (número), inscrito no CPF sob o nº (número), residente e domiciliado à Rua (endereço completo), pelas razões de fato e de direito que a seguir expõe.
I – Dos Fatos
Túlio é proprietário de um terreno (dados do terreno – Doc. 2), adquirido há vinte anos, o qual não é utilizado para nenhuma atividade econômica e cuja configuração permanece original.
Ocorre que, após o episódios chuvosos de intensidade excepcional, no verão, o muro desse terreno tombou, tendo uma grande quantidade de água com terra invadido a casa do Autor, localizada abaixo do terreno.
Tendo o réu responsabilidade pelos danos causados à residência do Autor, em razão de ter providenciado a realização de recente terraplanagem no imóvel, o Requerente pretende propor posteriormente Ação De Reparação De Danos.
Contudo, receia que o estado geral do terreno possa ser alterado por atuação humana ou por causas naturais, o que tornaria impossível ou muito difícil a produção de provas no curso da ação de indenização.
Desta forma, pelo acima exposto, que o terreno seja submetido a exame pericial, para verificação de realização de terraplanagem, bem como para, confirmando-se a ocorrência, verificar-se se esta deu causa aos fatos narrados, gerando a necessidade de indenização por parte do Requerente.
II - Do Perigo na Demora
Conforme acima já citado, o Autor receia que o estado