Aplicação
ASPECTOS METODOLOGICOS
A determinada pesquisa teve como enfoque denominado fenomenológico hermenêutico ou compreensivo, onde incentiva o pesquisador a fazer uma busca profunda do conhecimento, através dos estudos nas essências do problema. Esse enfoque tem uma base influenciadora da filosofia e no estudo das essências do problema como um todo e segundo Triviños (2006), “(...) exalta a interpretação do mundo que surge intencionalmente à nossa consciência”.
A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, cujas características foram retiradas do meio pesquisado as informações necessárias para o investigador a partir do momento em que o mesmo teve contato com o universo pesquisado.
O caráter qualitativo permitiu uma observação bem ampla dos objetos de pesquisa a fim de analisar com mais segurança a pesquisa e poder assim alcançar os objetivos da mesma, respeitando todas as informações com uma maior fidedignidade.
Severino (2007) trata a pesquisa qualitativa, não como uma modalidade de metodologia, mas sim como um conjunto de metodologias envolvendo diversas referências, sendo aconselhado usar o termo abordagem qualitativa. Este mesmo autor afirma que a abordagem qualitativa não trata as questões do mundo humano com uma simples expressão matemática, pois os humanos apresentam seu conhecimento de forma subjetiva, fazendo com que o método