Aplicação das enzimas
Em sistemas vivos, a maioria das reacções bioquímicas dá-se em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. Cada enzima pode sofrer regulação da sua actividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a, de modo a modular o fluxo da via metabólica em que se insere.
O ramo da Bioquímica que trata do estudo das reacções enzimáticas é a enzimologia.
Aplicação das Enzimas.
Indústria de curtumes: Salga para conservar a pele, ou couro; Remolho para tirar o sal e outras impurezas, desengraxe tira a gordura interna, calagem, onde é removido os pêlo e a epiderme, purga é processo de amaciamento do couro. E por fim o curtimento onde ocorre a aplicação de protease especifica para degradação de elastina, o que gera um aumento na área de superfície do couro.
Indústria têxtil: Nessa área as enzimas tem como função a limpeza do têxtil natural, a desencomagem, alvejamento, tigemento destes tecidos e acabamento de Jeans (celulose) que acelera a brasão.
Indústria de papel e celulose: Remoção da celulose, desintegração da madeira e formação de suspensão de fibras. Descascamento através das enzimas pectinolíticas: