Resumo Redação e Expressão oral I
Primeira aula
O conceito de TEXTO
TEXTO é TECIDO
TECIDO = TECER
TECER: Entrelaçar com método
Portanto um texto é algo que foi entrelaçado com método. Em outras palavras, existe um princípio organizador que faz com que o tecido-texto fique firme, que não se desmanche, que não se solte. Se os fios são colocados de qualquer forma, eles se soltam, abrem-se brechas, o tecido não é firme. O que mantém os fios do texto unidos é a COESÃO, e um tecido também deve ser COESO, um elemento prende o outro, um fio tem vários pontos de contato com os outros fios para que se mantenham unidos.
A
A
A
A
A
A
TEXTOS não são feitos apenas de palavras, mas de qualquer elemento que signifique alguma coisa – os SIGNOS. As imagens também são SIGNOS.
O TEXTO tem uma intencionalidade comunicativa – e é organizado em função dessa intencionalidade. EXEMPLOS de TEXTO: e-mail, anúncio, música popular, palestra, edifício, pintura, contrato, dança. Em todos os exemplos, houve a intenção de comunicar algo -- objetivo ou subjetivo, como no caso da arte.
EXEMPLOS DE NÃO-TEXTO: várias pessoas falando ao mesmo tempo de assuntos diversos (a gravação da conversa mostrará que não há coesão); colagem de palavras ou imagens recortadas e dispostas aleatoriamente;
E, no texto, o que cria a COESÃO?
Em primeiro lugar, a existência de uma IDEIA PRINCIPAL. Se um texto tem duas ideias principais, ele é confuso e não comunica, porque cria uma confusão mental no leitor, que não vai conseguir memorizar essas ideias não relacionadas entre si.
Exemplo:
De: profantoniosd@uol.com.br
Para turma201311b@fmu.br
Por favor, tragam o texto anexo impresso para a próxima aula.
Att.,
Prof. ......
A ideia principal deste e-mail é bem simples: o aluno deve imprimir um texto e trazê-lo para a aula. E, como se pode perceber, até as mensagens simples trazem informações implícitas: o texto deve ser impresso e trazido para a aula para ser utilizado, para uma atividade que