aplicaçoes informaticas
A relação entre o homem e as máquinas nem sempre foi o que é agora. Ao longo dos anos as novas tecnologias têm melhorado substancialmente a maneira de vermos os computadores já que, actualmente, através destes, é cada vez mais fácil integrarmo-nos em ambientes virtuais com os quais podemos interagir fisicamente e até emocionalmente com pessoas e objetos virtuais como se fossem realidade. REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual consiste em simular ambientes através do computador que permitem aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos dos mesmos. Estes ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais que existem apenas neste tipo de ambiente. Os utilizadores ao experimentarem uma situação de realidade virtual podem senti-la como se fosse real, encontrando-se, portanto, abstraídos da realidade.
A implementação de um sistema de realidade virtual requer a existência de um sistema multimédia interactivo bastante desenvolvido na formação de gráficos 3D interactivos em tempo real (utilização de computadores com bastante capacidade).
Os ambientes virtuais são, actualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das actividades humanas como: medicina, arquitectura, engenharia, educação, entretenimento e treino de actividades desportivas e profissionais. Permitem colocar o utilizador em contacto com novas situações facilitando a aprendizagem segura, económica e rápida e contribuem para a melhoria do seu desempenho.
GUI
O GUI (do inglês, Graphical User Interface) diz respeito à interface gráfica. A interface gráfica é um mecanismo de interacção entre o utilizador e o computador baseado em símbolos visuais, como ícones, menus e janelas. Através de um dispositivo de entrada (normalmente o rato e o teclado) o utilizador é capaz de seleccionar esses símbolos (designados por widgets) e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.
REALIDADE IMERSIVA
A realidade imersiva consiste na sensação