Aplicações de informática à enfermagem
“ Estamos na era da informação e quanto a isto não há chance de dúvidas.”
Heimar de Fátima Marin.
Aplicações da informática na Enfermagem
-Introdução
Atualmente, a utilização da informática na enfermagem destaca três áreas de importância. São elas: aplicações na assistência de Enfermagem, administração burocrática e aplicações no ensino e pesquisa. A integração dessas áreas é um fator essencial para o aprimoramento e desenvolvimento profissional prático e científico, favorecendo o objetivo principal do enfermeiro, que é dar condições ao paciente de bem estar e saúde.
A prática da informática na Enfermagem inclui, dentre outros aspectos, o desenvolvimento e avaliação de aplicativos, ferramentas (estruturas que apoiam o enfermeiro na prática da profissão) e uma complexa colaboração multiprofissional envolvendo profissionais de saúde e profissionais da área de informática.
Aplicações
na
Assistência
de
Enfermagem
Baseando-se no princípio de cuidado de Enfermagem, ao enfermeiro é delegada a orientação ao paciente com a finalidade de que esse possa se recuperar e ou manter sua qualidade de vida e saúde. O cuidado com o paciente mistura-se com o trabalho administrativo da assistência.
Esse processo engloba desde material, medicamentos e equipamentos, dentre eles o computador, o qual ampliou a capacidade de registros, armazenamento e organização de dados que facilitam o trabalho dentro de uma instituição de saúde.
Atualmente, com a humanização da assistência e uma visão holística do paciente, a
Enfermagem tem, através do registro de dados, todo um histórico e evolução de sua clientela. Ultimamente vários fatores tem influenciado no novo modelo da educação e m enfermagem, principalmente o surgimento de novas descobertas na área da saúde e da ciência, um mercado de trabalho que requer mais especialização com mao de obra mais qualificada em enfermagem e a tendência em utilizar as tecnologias medicas para facilitar e aperfeiçoar o