Enfermagem
Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.
Beatriz Almeida Ferreira
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientadora.
RESUMO
Este artigo discorre sobre o uso da informática em enfermagem, através de revisão bibliográfica em sistema eletrônico LILACS e Medline e resumos do ultimo Congresso Internacional de
Informática em Enfermagem. Na área da saúde a introdução da informática foi gradativa, iniciandose pelos setores administrativos e aos poucos ganhando espaço na parte assistencial, de pesquisa e ensino. Com a enfermagem, parte integrante do sistema de saúde, não poderia ser diferente. 0 presente estudo tem como objetivo verificar as diversas áreas de enfermagem em que a informática está inserida e como estes recursos estão sendo aplicados nestas áreas.
Descritores: Informática em enfermagem; Computador; Informática médica.
Nogueira LP, Ferreira BA. A ingformática e sua aplicação na área de enfermagem. Rev Enferm UNISA 2000;
1: 114-7.
INTRODUÇÃO
A informática na sociedade atual é um poderoso instrumento para agilizar a informação, poucos são os setores que não utilizam esse recurso. O computador constituiu-se num fato na sociedade geral, onde desde a década de 50, está inserido na área da saúde nos Estados Unidos.
Segundo MARIN (1995), os computadores auxiliavam apenas as áreas financeiras e administrativas dos hospitais, como também era utilizado para o controle de custos, material e pessoal.
Por volta da década de 60, começaram a surgir as primeiras aplicações da informática em enfermagem no setor de ensino, onde iniciaram as pesquisas na área para desenvolver e implantar sistemas que auxiliam no atendimento direto ao paciente (HANNAH, 1990, apud MARIN, 1995).
A partir do desenvolvimento de novos equipamentos e software, muitos enfermeiros passaram a desenvolver aplicativos para uso específico da enfermagem, principalmente nos Estados