informatica em saude
DISCIPLINA DE INFORMÁTICA EM SAÚDE
RESUMOS DE ARTIGOS: INFORMÁTICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM
ACADÊMICA STELA DA ROSA FERNANDES
HISTÓRICO
A informática em saúde iniciou-se nos Estados Unidos na década de 50, nessa época essa ferramenta auxiliava apenas em áreas administrativas, financeiras e para controle de custos e materiais dos hospitais. Na década de 60 , a informática começou a ser aplicada na área da enfermagem no setor de ensino. Foi nessa época que iniciaram as pesquisas para desenvolver e inserir sistemas para auxiliar e facilitar no atendimeno direto ao paciente. No Brasil o Sistema de Informática em Saúde começou a ser utilizado na década de 70 , e somente em 2003 o Ministério da Saúde disponibilizou para consulta pública um documento sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde. Mas atualmente de modo geral a informática em saúde vem sendo pouco explorada apesar dos avanços tecnológicos dessa nova era.
DEFINIÇÕES
A informática em saúde na enfermagem é a área que facilita a integração de dados, informações e conhecimento para auxilio dos pacientes. Essa especialidade tem por objetivo dar resultados na prática da enfermagem, integrando a pesquisa científica e a ciência da computação e da informação.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA SAÚDE E ENFERMAGEM
No Brasil, a utilização da informática na enfermagem é aplicada em diversas áreas. São elas:
- Administração, que visa melhorar a organização dos serviçoes de controle e gerenciamento devido a baixa quantidade de profissionais na área. Segundo BALL (1995) os sistemas de informação oferecem a oportunidade de tomada de decisão do enfermeiro.
-Assistência, que segundo MARIN (1998) os investimentos nessa área não são suficientes, pois tem sido dirigidos para o controle financeiro e administrativo do hospital. Esse processo integra material, medicamento e equipamentos como por exemplo o computador que se tornou essencial para registros e