Análise sobre Gerenciamento de Riscos
Engenharia de Segurança do Trabalho – Turma 06
Módulo: GERENCIAMENTO DE RISCOS
Aluno: Regis Conde Alves de Lima
Análise sobre Gerenciamento de Riscos
Todo ambiente de Trabalho é composto por um conjunto de fatores interdependentes, portanto, quando um desses fatores, ou um conjunto deles foge ao controle, seja pelos níveis permitidos ou pelos processos que se desencadeiam, o ambiente de trabalho torna-se suscetível de desenvolver as chamadas patologias do trabalho, que podem ser citadas como acidentes do trabalho, doenças profissionais ou doenças do trabalho.
É natural que o Trabalhador leve problemas pessoais para o ambiente de trabalho. Não há como fingir que está tudo bem quando na verdade, está passando por problemas particulares que somente ele é capas de dosar, saber realmente o valor angústia, como a perda de um ente querido, a desilusão amorosa, entre outros.
Esses fatores são, na maioria das vezes, os grandes responsáveis pelo aumento do índice de absenteísmo(atrasos e faltas no trabalho), de doenças e acidentes do trabalho. O profissional da área de segurança do trabalho deve atentar a essas alterações e propor medidas que favoreçam a melhoria contínua do ambiente de trabalho para os empregados.
O Gerenciamento de Riscos no ambiente de trabalho, deve ser simples e objetivo, afim de que todos os trabalhadores consigam absorver ao máximo todas as informações contidas nele.
Ele deve ter como objetivo central:
Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho dentro da empresa;
Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Análise sobre a metodologia utilizada no Plano de Ação
Creio que a Metodologia utilizada é bem simples e objetiva, com “perguntas” diretas que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do Engenheiro de