Gerenciamento de projeto
Risco do projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro, impactando o projeto de forma negativa ou positiva. Segundo PMBOK, o gerenciamento dos riscos inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e monitoramento de riscos. Seu objetivo é aumentar a exposição aos eventos positivos e minimizar aos eventos negativos.
Para poder gerenciar os riscos do projeto existem seis processos.
* Planejar o gerenciamento dos riscos. * Identificar os riscos * Realizar a análise qualitativa dos riscos * Realizar a análise quantitativa dos riscos * Planejar as respostas aos riscos * Monitorar e controlar os riscos
PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DOS RISCOS
PLANEJAR O GERENCIAMENTO DOS RISCOS
É o processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto. Esse processo é importante para garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do gerenciamento dos riscos sejam proporcionais tanto aos riscos como à importância do projeto para a organização.
Entradas
* Declaração do escopo do projeto
Fornece uma percepção clara do intervalo de possibilidades associadas com o projeto e suas entregas e estabelece a estrutura para o nível de importância que o esforço de gerenciamento dos riscos pode atingir.
* Plano de gerenciamento dos custos
Define como os orçamentos, as contigências e as reservas de gerenciamento dos riscos serão reportadas e utilizadas.
* Plano de gerenciamento do cronograma
Define como as contigências do cronograma serão reportadas e utilizadas.
* Plano de gerenciamento das comunicações
Define as interações que vão ocorrer no projeto e determina quem estará disponível para compartilhar informações sobre diversos riscos e respostas em diferentes momentos (e locais).
* Fatores ambientais da empresa
Podem influenciar o processo de planejar o gerenciamento dos riscos, incluem entre