Trabalho de gerenciamento dos riscos do projeto
Nome: Hudson Nunes Mota
Turma:
Matricula:
Prof.: Souza Lima
Trabalho de Gerenciamento dos Riscos do Projeto
Gerenciamento dos riscos do projeto
O gerenciamento de riscos trabalha justamente com a incerteza, visando a identificação de problemas potenciais e de oportunidades antes que ocorram com o objetivo de eliminar ou reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto de eventos negativos para os objetivos do projeto, além de potencializar os efeitos da ocorrência de eventos positivos.
O gerenciamento de riscos é abordado por vários modelos dentre os quais o PMBOK (2000), o CMMI (2002), e o RUP (2003). O PMBOK (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) trata dogerenciamento de projetos de uma forma ampla, não sendo específico para software.
O CMMI (Capability Maturity Model Integration for Software) provê um framework para a implantação e melhoria do processo de software das organizações.
O RUP (Rational Unified Process) é um processo baseado em melhores práticas de engenharia de software.
O Gerenciamento de Riscos no PMBOK
O PMBOK descreve o conhecimento e as melhores práticas em gerenciamento de projetos.
De acordo com o PMBOK, o conhecimento necessário para gerenciar projetos está dividido em nove áreas: Gerência de Integração, Gerência de Escopo, Gerência de Tempo, Gerência de Custo, Gerência de Qualidade, Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Comunicação, Gerência de Riscos e Gerência de Aquisições.
A gerência de riscos do projeto inclui os processos referentes ao planejamento da gerência de riscos, à identificação, à análise, ao planejamento das respostas e ao controle e à monitoração dos riscos em um projeto. Esses processos interagem entre si e com os processos das outras áreas do conhecimento. Os objetivos da gerência de risco são aumentar a probabilidade de ocorrência e os impactos de eventos positivos e diminuir a