Análise qualitativa dos metais alcalinos terrosos – teste de chama
Química Básica e Experimental
Objetivo Queimar no bico de Bunsen diferentes tipos de sais e observar a cor emitida por cada elemento metálico presente neles.
Introdução Teórica
Íons metálicos ao serem submetidos ao teste de chama são excitados a níveis de energia elevados e quando voltam ao estado fundamental emitem fótons de energia que produzem cores conforme seu respectivo comprimento de onda.
Procedimento Experimental Para realizar esse procedimento, foi necessário: 10mL de solução de ácido clorídrico (HCl), um Becker, bico de Bunsen, palito de fósforo, alça de platina, porções de sais K+, Sr²+, Ca²+, Ba²+, Li¹+.
- Colocou-se10mLde ácido clorídrico (HCl) no Becker;
- Foi acendido o bico de Bunsen com o palito de fósforo, e regulamos até a chama ficar totalmente azul;
- A alça de platina foi molhada no ácido clorídrico e secada na chama do bico de Bunsen;
- Esse procedimento foi repetido até a chama ficar totalmente azul sem efeitos de cor, isso significa que a alça de platina estava totalmente limpa, sem impurezas que poderiam afetar a cor dos metais presentes nos sais do experimento;
-Pegou-se uma porção com a alça de platina de um determinado sal e foi colocada na chama do bico de Bunsen;
- Foi observado as cores emitidas pelos diferentes sais;
- Repetiu-se a etapa de limpeza da alça de platina no ácido clorídrico, secando na chama do bico de Bunsen depois de cada sal analizado.
Resultados e Discussão
Sais COR DA CHAMA
K+potássio Laranja Amarelado
Ca²+cálcio Laranja Avermelhado
Sr²+stroncio Vermelho Alaranjado
Li¹+lítio Vermelho Rosado
Ba²+bário Verde Amarelado
Quando queimou-se no bico de Bunsen os sais, foi observado que alguns sais são mais contaminantes que outros, ou seja, depois que queimados no bico de Bunsen e limpados na solução de ácido clorídrico uma ou duas vezes, ainda assim deixavam a alça de platina contaminada e consequentemente,