Teste da chama
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA DE “SÃO PAULO”
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL I
MANAUS, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA DE “SÃO PAULO”
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL I
Título da aula: Teste da Chama
Professora: Regina Yanako Moriya
Alunos:Igor Gabriel Santos Isaac Philip Renato Bruno da Silva Sheldison Andrade Vanessa Reis Campos
MANAUS, 2013
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVO 07
3 MATERIAIS E MÉTODOS 08
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 09
5 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
O teste analítico qualitativo de espectrofotometria de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante1.
O teste de chama apenas fornece informação qualitativa, baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado2. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação1,2.
A energia (E) que o elétron absorve para “saltar” de um nível, pode ser mostrada pela seguinte reação: E = E2 - E1 , onde E2 representa a energia do nível mais energético e E1 a energia do nível menos energético. Portanto, se a quantidade de energia fornecida for menor do que E, o elétron permanece em sua camada. Por outro lado, se a quantidade de energia fornecida for maior do que E, o átomo (agora no estado excitado) encontra-se numa situação ondeexiste espaço livre em níveis de energia mais baixos. Assim, o elétron excitado, ou seja, o elétron que se encontra em um nível mais