Introdução Química Analítica Experimental Grupo 1
1. Introdução
O Grupo I compreende os cátions sódio (Na+), potássio (K+) e amônio (NH4+). Os dois primeiros são metais alcalinos e os maiores cátions do período à que pertencem, possuem carga pequena e estrutura de gás nobre (quando o sódio ou potássio metálico, perde um elétron para formar seu respectivo cátion, assume configuração eletrônica ns2np6, característica dos gases nobres). Por essas características, apresentam fraca atração por ânions e como consequência seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos. O íon NH4+ possui propriedades semelhantes, por isso está incluído nesse grupo[1].
Os sais de sódio apresentam coloração branca, são tipicamente solúveis em água e geralmente cristalizam como hidratos. São compostos quimicamente inertes em solução aquosa e não são reduzidos a seus íons metálicos. Os sais de potássio apresentam propriedades semelhantes[1].
O hidróxido de sódio (NaOH) é solúvel em água e uma fonte comum de íons hidroxila (OH-). O hidróxido de potássio (KOH) é bastante solúvel em água e também uma base muito forte [1,2].
Apesar de não ser um íon metálico, o NH4+ apresenta propriedades semelhantes às dos metais alcalinos. Seus sais também apresentam coloração branca e são solúveis em água [1].
O Grupo I não possui um reagente específico para separá-los (reagente de grupo). A solubilidade em água dos sulfetos, carbonatos e cloretos dos cátions do Grupo I é particularmente importante, pois permite diferenciar este grupo de todos os outros grupos [3].
No teste de chama, o íon o K+ apresenta coloração violeta, facilmente mascarada, enquanto o Na+ apresenta coloração intensamente amarela. O teste de chama para o sódio é muito sensível e persistente: até mesmo traços deste metal produzem uma chama amarela intensa, mascarando outros cátions presentes na amostra [1,2].
2. Referências Bibliográficas
[1] BACCAN, N ., Introdução à semimicroanálise qualitativa, 2ª ed., Editora da Unicamp, Campinas,