Queima de sais
Queima de sais
Introdução
O teste chamas tem por base, o aquecimento de uma amostra sólida. Essa técnica é muito utilizada para identificar o íon positivo existente num sal puro. Os íons negativos presentes não interferem nessa analise.
Quando os sais são aquecidos os elétrons dos átomos podem ser excitados, ocorrendo então uma absorção de energia. Os elétrons regressam depois do estado fundamental, com a conseqüente libertação dessa energia sob a forma de uma chama colorida. Alguns elementos emitem radiação na região visível, sendo possível em alguns casos, identificar através desses elementos a coloração que conferem á chama. Este processo de emissão de radiações por elementos, explica fenômenos conhecidos como as diferentes colorações das auroras boreais e dos fogos de artifícios.
O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas a fotometria de chama ou espectroscopia de emissão.
Potássio
O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atômica 39 u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio.
É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.
Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).
Características principais
É o segundo metal mais leve. É um elemento muito maleável que se corta com facilidade com uma faca. Tem um ponto de fusão muito baixo, arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar,